terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Historial da Banda


A ideia de criação de uma Banda de Música em Asssafora pertenceu a Manuel António Heleno e Alexandra José Frade, tal como consta na Acta número 1. Esta intenção foi desde logo assumida por um grupo de Assaforenses e veio a dar lugar em 1 de Dezembro de 1942 à fundação da Sociedade Filarmónica União Assaforense.

O professor das primeiras aulas de iniciação musical foi Vasco Miguéis, que veio a ser regente da Banda.

Quando se exibiu pela primeira vez a Banda tinha 26 executantes, com idades compreendidas entre os 8 e os 35 anos. É de referir que um desses elementos se mantém ainda em actividade.

Até 1982 foi dirigida por diversos Maestros, entre os quais se destacaram Hilário Ferreira e José Dias Montezinho.

De 1982 a 2010 a direcção musical esteve a cargo do Maestro Abílio Ferreira Ramos.

Com o objectivo de difundir a aprendizagem da música e preparar a integração de novos executantes na Banda, foi criada, em Julho de 1985, uma escola de música. Para reforço deste objectivo foi entretanto celebrado com a Junta de Freguesia de S. João das Lampas um protocolo que torna extensivo a toda a freguesia o ensino da música. De salientar ainda a criação. Em 1987, de uma Orquestra Juvenil que veio dar lugar, em 1997 à Orquestra Ligeira.

Desde a sua apresentação a Banda tem efectuado inúmeras actuações das quais se destacam: Participação no festival da EDP em 1984; Expo 98; comemorações do 50º aniversário do Tratado de Roma; outras cerimónias oficiais e ainda concertos e desfiles em diversas localidades de norte a sul, bem como actuações na província espanhola de Huelva; no ano de 2011, e dando continuidade ao intercâmbio iniciado no ano anterior com a Banda da Sociedade Filarmónica Unânime Praiense – Faial – Açores, realizaram as duas Bandas em conjunto dois concertos (Cidade da Horta – Semana do Mar – e Praia do Almoxarife – Faial – Açores).

Tem actualmente cerca de 70 executantes, com idades compreendidas entre os 8 e os 80 anos, a maior parte oriundos da Escola de Música. Neste número de executantes é de salientar uma elevada participação feminina.

A Banda gravou 2 Cd’s. O primeiro em conjunto com a Orquestra Ligeira, foi lançado no 60º aniversário (2002). O segundo, com o título “Maestro Abílio Ramos”, em homenagem aos 25 anos de direcção da Banda, foi apresentado na passagem do 65º aniversário (2007).

A partir de 1 de Dezembro de 2010 a direcção musical da Banda assim como a Orquestra Ligeira está a cargo do Maestro Délio Gonçalves.

1 comentário:

Anónimo disse...

Falta falar da orquestra da escola de musica, em flautas bisel, desde 85 a 87, com 1ª atuação logo em Set 85
Obrigado